terça-feira, 12 de julho de 2011

Sabor de fel

O mercado da música gospel tem tido um crescimento vertiginoso, a cada dia surge novos cantores, duplas, e bandas com variados estilos. Há músicas para todos os gostos, no entanto, o crescimento no número de músicos do gênero não tem sido acompanhado no nível de qualidade. Sobra críticas por parte de especialistas na área. A impressão que temos, é que, com raras exceções, este segmento está mais preocupado com a posição no mercado que ocupam, em detrimento da qualidade, sobretudo nas letras das músicas que chegam como enxurradas nas nossas igrejas.
Eu, como pouco ou nada entendo nesta área, faço minha crítica velada a algumas músicas que tem suas letras explicitamente contrárias a princípios bíblicos, e que de forma tão flagrante entra em choque com as verdades do evangelho que dispenso a consulta a um especialista para dar minha opinião a respeito.
Entre tantas, quero citar nesta oportunidade uma música muito cantada em nossas igreja: sabor de mel da cantora Damaris. É uma música até "bonitinha", e está na boca de todo o mundo, desde a menor das crianças até os mais idosos. Já vi dezenas de cantoras solo fazendo uso dessa melodia nos cultos. O início da música é inofensiva mas a partir de um determinado momento ganha outra forma, no mínimo tendenciosa, eis o trecho : " Quem te viu passar na prova e não te ajudou, quando ver você na benção vai se arrepender, vai estar entre a platéia e você no palco, vai olhar e ver Jesus brilhando em você" . Absolutamente não é este o sentimento que Deus quer ver naqueles ao qual Ele ajudou e socorreu na hora da prova.
( Jó 23.10 ) Diz : "Prova-me e sairei como ouro", o objetivo inicial que Deus tem em nos provar e levar-nos a uma dimensão maior de amor e humildade, e trazer-nos experiências que nos leve ao amadurecimento sadio na vida cristã.
Esta letra (pelo menos neste trecho) revela uma pessoa, que, talvez de forma inconsciente está carregada de amargura e do sentimento de vingança, o que é flagrantemente contrário aos princípios cristãos que tem no amor o seu baluarte . A propósito é bom salientar, que minha crítica não é contra a cantora, mas sim contra a letra, que como qualquer outra letra deve passar pelo crivo do nosso julgamento, pela nossa avaliação.
Vai um alerta aos ministros dos grupos de louvores ou cantores solos: analise as letras das músicas, vê se elas tem sustentação bíblicas, se não fere algum princípio doutrinário, antes de apresentá-la na igreja. Amém ?!


Donizete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário