quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bíblia A Mensagem



         

Salmo número um:

Como Deus deve gostar de você:
você não aparece no Bar do Pecado,
 você não anda à espreita no Beco Sem Saída,
você não frequenta a Escola dos Desbocados!
Pelo contrário, você vibra com a Palavra do Eterno,
você rumina as Escrituras dia e noite.
Você é como uma árvore replantada no Éden,
dando frutos novos a cada mês,
Que nunca perde suas folhas
e que está sempre florescendo.
Você não é, de jeito nenhum, como os perversos,
que não passam de poeira ao vento —
Sem defesa nos tribunais,
são companhia imprópria para as pessoas inocentes.
O Eterno traça o caminho que você escolhe.
Mas o caminho que eles escolhem é uma pista escorregadia.

Você que já está familiarizado com todas as versões conhecidas da Bíblia, e possui na sua biblioteca exemplares da NVI, NTLH, ARC, ARA, ARF e muitas outras, como recomenda o estatuto do estudante de teologia, deve ter estranhado a leitura deste Salmo. Ou pensa Tratar-se de uma paráfrase ou uma reprodução do estilo poético em que foram escritos os Salmos. 


É na verdade uma nova tradução da Bíblia lançada pela Editora Vida no dia 16 de maio, num jantar realizado no Espaço de Eventos Hakka, em São Paulo. A Bíblia The Message, tradução de Eugene Peterson, que no Brasil terá o nome oficial de A Mensagem: Bíblia em Linguagem Contemporânea ou simplesmente A Mensagem


Eugene Peterson é um erudito, escritor, poeta e pastor de uma igreja em Baltimore, nos EUA, que ao longo de dez anos se dedicou exclusivamente a esta obra. Ele trabalhou a partir dos textos originais em hebraico e grego, para garantir sua autenticidade. O trabalho de Eugene Peterson foi completamente revisado por uma equipe de renomados acadêmicos do Antigo Testamento e do Novo Testamento, que garantem sua precisão e fidelidade às línguas originais. Foi traduzida para o português sob a supervisão exegética e teológica do respeitado biblista Luiz Sayão, que traz no seu currículo importantes contribuições no que diz respeito às novas versões da Bíblia na língua portuguesa. 


A Mensagem é mais uma Bíblia de leitura, ou seja, daquelas que a gente normalmente não leva para a igreja, mas que proporciona um exercício muito interessante quando comparada com outras versões. Ela tem um layout bem diferente. Não apresenta o texto dividido em duas colunas, como nas outras Bíblias. Por isso neste aspecto dá ao leitor a impressão de estar lendo um livro, por isso fica mais convidativo à sua leitura. Sem falar que a priori tira de nós aquela impressão que vivemos num mundo de duas linguagens diferentes, o mundo da Bíblia e o mundo moderno, se aproximando bastante do nosso vernáculo. 


Quanto ao conteúdo, embora Peterson tenha traduzido a obra dos textos originais, ele tomou certas liberdades na linguagem e na interpretação, o que faz de A Mensagem um meio-termo entre a tradução e a paráfrase. Agora, como muitos não estão abertos a novidades, com certeza as críticas virão, como aconteceram quando ao lançamento da NTLH e da NVI. Entretanto como à muito tempo fui despertado do meu sono fundamentalista, sem perder tempo já adquiri o meu exemplar de A Mensagem.   

Um abraço. Donizete                                                                                                                                                                                                                                                          

35 comentários:

  1. gostei de como ficou a tradução, dá uma outra visão do texto, mais moderna e de fácil compreensão...

    ResponderExcluir
  2. Fabiana.

    Pelo menos até agora só tenho ouvido elogios. Esta Bíblia já tem nos EUA a mais de 10 anos. Eu disse acima que é uma Bíblia que a gente normalmente näo leva a igreja. Porém eu até gosto de levar a minha para comparar os textos lidos no culto.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. E aí Donizete, tenho minha versão do Salmo 1º lá no conexão.


    Salmos da Indignação


    Canção ao Crente Mor_no

    1 Bem-aventurado o cidadão que não anda no conselho do religioso, nem se detém na panelinha dos doutores, nem se deleita na logorréia dos doutrinadores.

    2 Antes, tem o seu prazer na criação do Senhor, e com o ser marginalizado se identifica na alegria e no açoite.

    3 Pois será como morada de vida que ao excluído leva abrigo, o qual não menospreza o que está fadado a sua própria sorte no limiar da morte, antes acolhe, consola e junto chora com pesar, tendo prioridade em todas as suas feridas curar.

    4 Não são assim os religiosos, que com muita picuinha e ladainha no pregar, aos diferentes e sem igreja gostam de infernizar.

    5 Pelo que eles não contribuirão com uma sociedade mais justa, humana e melhor, antes, lamentavelmente a transformarão de mal a pior.

    6 Porque o Senhor conhece o coração do cidadão do bem, mas o crente mor_no, pouco prazer no que é reto e verdadeiro ele tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe 'Conexão da Graça'. Esta versão sua apenas usa a estrutura do Salmo, mas sai completamente de seu sentido original. Tudo bem que em seu salmo há verdades bíblicas, mas está desprovido da divindade do Reino, proclamado neste salmo originalmente. Me parece que você entende o Reino como a sociedade atual, com cidadãos de bem, fraternos e desapegados de tudo o que se identifica como religião. Isso é perigoso, pois pode te levar a uma cosmovisão distorcida da verdade bíblica. Pois mesmo que seja verdade que tenhamos que amar nosso proximo e nos identificar com sua dor, tambem temos que meditar dia e noite na Sua Lei, e ter prazer nela, pois ela nos revela quem é Deus, e nos aponta o caminho para sabermos como amar nosso proximo, dentro do contexto fundamental de amar a Deus inteiramente.
      Por fim, a certeza do juízo futuro de Deus não pode ser retirada deste salmo, pois nela está centrada a justiça certa para aqueles que almejam a vida eterna com Deus e seus próximos. A meu ver, o salmo na versão A Mensagem também vacilou neste ponto...
      Bem, posso ter sido exagerado em minha crítica. Por isso comecei com um pedido de desculpas. E termino meu comentário do mesmo jeito. Me desculpe, pois não pretendo de nenhum modo ser juiz sobre qualquer coisa ou pessoa, mas apenas ao texto, e como ele pode ser interpretado.
      Graça e paz!

      Excluir
    2. Voce tem essa Bíblia? Sequer a leu?

      Excluir
  4. Fantástico!

    O problema reside no fato de que o cristão, mesmo vivendo 21 séculos depois que a lei foi abolida, ainda tem consolidado em sua mente a noção vetero-testamentário de relacionamento.

    Li não sei aonde, que o Salmo 1° é um dos preferidos do crente. Principalmente a parte que diz que os impios são como poeira ao vento. rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há vários salmos preferidos dos crentes. 23, 121, 91, 27, 104, 51... Este é bem didático, pois previne o desvio do Caminho, ilustrando numa gradação como nos afastamos de Deus: primeiro ouvindo os conselhos, depois se detendo e depois se sentando e comungando com seus vicios e rebelião. Também mostra que há consequências, que há justiça de acordo com o que se faz hoje com o corpo. É verdade também que qualquer texto bíblico pode ser usado de forma legalista e distorcido, quando ausentado da misericórdia e graça de Deus.
      O nosso desafio está aí. Buscar a capacitação do Espírito para o ministério, pois a letra mata, mas o Espírito traz vida.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. A bíblia mensagem é fantástica, eu comprei a minha semana passada.

      Mas sobre a Lei abolida, não é isso o que a bíblia fala. Devemos interpretar a bíblia com a hermenêutica e não com nossas convicções religiosas ou o que simplesmente achamos ser o certo ou errado, ou até mesmo sobre o que o pastor ou o presbítero diz.

      Graça e Paz!

      Excluir
  5. Pq a lei foi abolida?? Jesus disse que veio cumprir a lei e não revoga-lá

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo,

    Para discutirmos essa questão é imprescindível que você se identifique.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Fico muito assustada com as encrencas teológicas criadas por servos de Deus a ferramentas usadas pelo Senhor para que a sua santa palavra chegue aos corações. Tenho A Mensagem, paráfrase de Eugene Peterson e particularmente em termos de consulta e comparação com outras versões, acho excelente. Que Deus abençoe e fortaleça esse vaso precioso que é o Pr. Peterson.

    ResponderExcluir
  8. Falou e disse Nádia!

    Volte sempre. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Adquiri ontem esta versão, e estou achando tremenda! muito interessante ler alguns textos a partir de outro ponto de vista. O Sl 23 ficou lindo!

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante, espero comprar uma em breve. Só temo uma coisa, toda vez que surge uma bíblia em uma tradução nova, ou diferente, surge também pessoas despreparadas com sua hermenêutica diferente, ou a falta dela e surgem novas seitas em cima da má compreensão, mas pelo que tenho lido em "A mensagem" espero que não aconteça.

    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  11. NAO GOSTO DA BIBLIA A MENSAGEM, ACREDITO SER UMA GRANDE ATROFIA DA HUMANIDADE !

    ResponderExcluir
  12. Me agrada a leitura da Biblia A Mensagem. O nome do Dr Luiz Sayão com certeza dá um respaldo e tanto, para nós que cuidamos de não entrar em qualquer senda sem o aval dos nossos "apóstolos" de hoje.
    Quanto à contemporaneidade desta versão, tenho achado excelente. Utilizo com frequencia para explicar textos às minhas filhas, assim como outras - NTLH e NVI. Mas com certeza, ela em alguns textos dá uma interpretação mais pobre que o original. Mas espere um momento. Qual o propósito de uma "tradução" (prefiro chamar de versão) deste tipo? Com certeza não é ser uma tradução, mas sim uma versão, com interpretações dos textos originais. Há quem a critique por isso, no afã de preservar a literalidade das Sagradas Escrituras, enquanto palavra revelada de Deus. O que é louvável sobre o aspecto de que temos que sempre comparar qualquer interpretação conforme as regras da hermenêutica. Mas acredito haver espaço, guardados estes cuidados, para o uso das versões parafraseadas, sempre comparando com as traduções mais "literais" da nossa preciosa Palavra de Deus.
    Em resumo: use com moderação, sempre comparando com a tradução que você já vem usando, mas use sim, tem um valor muito grande para alcançar a compreensão daqueles que não estão ainda familiarizados com toda a terminologia teológica que por vezes "contamina" nossas pregações e até mesmo cânticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... O problema é que a leitura da Palavra tem sido um reflexo dos nossos dias - as pessoas querem "fast food" e comem qualquer coisa, pq é mais fácil, mais rápido e não requer muito. Acho que a maioria dos crentes não tem maturidade e discernimento para ler esse tipo de Bíblia, que se torna perigosa.

      Excluir
  13. A Bíblia a Mensagem, sem dúvida é um ótimo livro, com uma história bíblica e cristã... porém, pobre e miserável é o ser que usa a mesma como alimento, conheci essa bíblia ha 2 anos quando viajei para o Reino Unido.
    Ela é fraca e pobre espiritualmente falando. É óbvio que dá uma idéia de um relacionamento mais próximo de nós com Deus Pai, porém, para isso acontecer, temos que buscá-lo e clamar, e nos prostar, e jejuar e orar...
    A Bíblia A Mensagem é uma solução pra sentir Deus mais próximo, sem precisar pagar um preço, e com isso, MUITO, MUITO se perde sobre princípios de Santidade, Divindade e Temor do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Esse tipo de distorção é muito perigosa...

      Excluir
  14. por que crente sabe de tudo sobre biblia? quem nao conhece e nunca teve nenhum contato é execelente ... porem os crente juizes da fe de todos diz que nao pode ser feliz sem passar pelas suas regras, ladrao da cruz que o diga ! amo essa Biblia tira muita religiosidade o caos que atingiu o Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Esta bíblia é menos religiosa e mais humana, gosto muito dessa bíblia !

    ResponderExcluir
  16. Muito boa essa versão !! eu particularmente gosto ela para complementar a leitura, fica mais fácil o entendimento !! mas não a troco por uma NVI ou NTLH !!

    ResponderExcluir
  17. PERIGO ! Como podemos aceitar um livro que se chama de "Bíblia" e que incorre em tantos erros teológicos ? Como podemos aceitar se acrescenta palavras que não existem e omite textos originais ? A Bíblia que eu conheço é clara quanto a isso (Ap 22:18,19 , Dt 4:2 ...) . Este livro não pode ser considerado uma Bíblia . Já tiveram o cuidado de lê-lo comparando com Bíblias mais fiéis aos originais ? Eu já fiz isso com vários textos . O que eu encontrei ? Procure você mesmo :
    1-Os homossexuais podem se relacionar , desde que com amor e não em luxúria .
    2-Deus não é mais o nosso Senhor , mas apenas "o Eterno"
    3- O Deus de Israel é único , mas não é mais o "Único Senhor"
    4- A mulher não é mais submissa , mas sim igual ao seu marido
    5-A consciência do pecado é diminuída assim como o senhorio de Cristo
    6,7,8,9,10.........................
    PROCURE VOCÊ MESMO.
    Será que você está apenas gostando de um texto mais fácil e confortável ?
    Você tem sido edificado e abençoado por esse livro ?
    PERGUNTA : Se a Bíblia foi divinamente inspirada , por que achamos que podemos simplificá-la ? Será que sua linguagem não é capaz de atingir o mais iletrado ? Deus é perfeito , e sendo assim temos que crer que a Bíblia nos originais é sim , capaz de atingir a qualquer um . PENSE NISSO e TENHA CUIDADO . Que o meu Deus , que é eterno , mas acima de tudo é Rei dos reis e Senhor dos senhores , único Senhor , os abençoe e os instrua na verdade .

    ResponderExcluir
  18. GRAÇA E PAZ ABNEGADO SERVO DO SENHOR JESUS, FUI ACOMETIDO DE LINFOMA NÃO HODKING (CANCER NO INTESTINO DELGADO), APÓS 4 CIRURGIAS E VÁRIAS INTERCORRÊNCIAS CLINICAS, FOI ME RETIRADO APROXIMADAMENTE 65% DO INTESTINO DELGADO. HOJE SOU PORTADOR DA SIC - SINDROME DO INTESTINO CURTO, MAS PELA FÉ O SENHOR JESUS ME CUROU NO 3° CICLO DE QUIMIOTERAPIA, O QUE ME PERMITIU TER UMA INTIMIDADE MUITO MAIS PROFUNDA. A MINHA ESPOSA VERDADEIRAMENTE É O MEU MAIOR TESOURO, E TEM UMA ENORME PARTICIPAÇÃO NESTE TESTEMUNHO, E, EM NOSSA CAMINHADA PELE FÉ. E HOJE NÓS TESTEMUNHAMOS PARA DIFUNDIR A PALAVRA DO SENHOR NOSSO DEUS, OBEDECENDO O IDE DO MESTRE - Mt 16:15. TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA DADA AO SENHOR NOSSO DEUS. IREMOS ONDE O SENHOR NOSSO DEUS NOS PERMITIR. facebook: Mara D. de Oliveira.
    Durante o meu período de internações ganhei um exemplar da "MENSAGEM" e, muito tem nos auxiliado a falarmos de estrutura familiar, do amor de JESUS e FÉ. Quanto aos comentários recordo-me de Romanos 14:12 - ... cada um de nós dara conta de si mesmo perante DEUS. Fraterno abração a todos.

    ResponderExcluir
  19. Preciso adquirir outras bíblias mais interessantes, essa ta fora de cogitação, para um leigo pode até ser interessante pra ele se familiarizar com as escrituras, mas as versões NVI e ARC são as melhores que + se aproximam da linguagem original; essa é mais uma jogada de marketing, mas para um leigo pode ser interessante pois terá contato com a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  20. O que vi na maioria dos comentários contra A Mensagem foi um monte de religiosos que só querem informação informação e informação! Que se acham melhor que alguém porque sabem o que é júbilo, jactância, potestades e tantos outros termos que só o clubinho gospel entende!

    A bíblia é um livro de TRANSFORMAÇÃO! Se vc a ler, na versão que for, e continuar vivendo a sua vida da mesma maneira, de nada valeu esta leitura.

    Graças a Deus por terem igrejas diferentes para tantas pessoas diferentes. Temos que falar sobre o Evangelho de forma inteligível, e principalmente vivê-lo, não só blábláblá.

    Para quem não gostou dessa versão, que continue usando a sua habitual. Mas não mine o desejo de alguém que se sentiu motivado a conhecer Deus através da Mensagem. Se o Peterson tiver em algum momento alterado a palavra de Deus, deixem que ele mesmo se entenda com o Pai na hora certa.

    "Deixem de lado a atitude de querer decidir o que é certo para o outro. Preocupem-se em não se intrometer na vida dos outros, tornando a vida mais difícil do que já é". (Romanos 1:13 versão A MENSAGEM)

    ResponderExcluir
  21. Suame Tavares
    Sou uma amante incondicional da Palavra de Deus,e sempre que posso compro um novo exemplar da Bíblia. Comprei a Bíblia Mensagem mas me arrependí tremendamente! Porque achei que o erudito Eugene R.Peterson se excedeu muito na forma de traduzir. Por exemplo; No encontro de Jesus com Pedro na praia, em que Jesus lhes prepara um saboroso peixe assado pelo próprio SENHOR, em que Ele pergunta se Pedro O ama e pedro nas duas primeiras vezes ele diz que O ama e na terceira vez, Ele lhe pergunta novamente e Pedro lhe diz que Ele sabe de todas as coisas. Na tradução da a Bíblia Mensagem diz que Pedro se aborreceu com Jesus. Isso é uma desonestidade com o original.Pedro não se aborreceu com o Divino Mestre.Portanto não aconselho a ninguém comprar essa tradução pra mim é a maior furada de todas as versões já existentes!

    ResponderExcluir
  22. Examinai tudo e retem o que é bom. Seja cheio do Espírito Santo para discernir o que é bom.

    ResponderExcluir
  23. Vejo uma galera falar em texto original das escrituras!
    Balela.... qual versão em português provém do texto original Grego(Novo Testamento)??? Nenhuma!!! Todas são traduções de traduções de outras línguas. Das versões em português que temos no Brasil, nenhuma é 100% fidedigna. A Mensagem teve, ao menos, um estudo do grego e do aramaico e do hebraico originais, coisa que a NVI, NTLH, almeida e tantas outras nem mesmo isso tiveram, apenas traduziram do alemão ou outra língua.
    Eu não leio nenhuma das versões existentes, nem mesmo a mensagem, sem consultar outra versões e comparar. Mesmo assim, como não leio em grego, isso não me garante a verdade absoluta! A verdade absoluta é que Cristo morreu pelas minhas transgressões e se não fosse por isso eu jamais poderia ser Santo e Salvo, pois mesmo que eu tente por esforço, nunca serei digno ou estarei numa estatura mínima necessária para ser abençoado por Deus. Parem de julgar esse livro ou qualquer outra versão, o crente não precisa perder o cérebro para receber a salvação! Só precisa crer na obra da Cruz e pela Fé de que o Espírito Santo vai nos transformando natural e inevitavelmente, se é que vocês creem no poder do Espírito Santo tal qual Jesus falou.(Leiam Gálatas 3 em qualquer versão) Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  24. Vou procurar esta versão e ler pois esta informação da transparência da tradução me empolga

    ResponderExcluir