domingo, 24 de junho de 2012

COMUNIDADE UTÓPICA



Por Donizete

O homem até tenta desenvolver sua espiritualidade de maneira autônoma, livre da interferência de terceiros. Mas como disse no texto anterior, não há meios que permitam a concretude desse interesse.

Somos carentes de vida em comunidade, ninguém deve usurpar de si esta prerrogativa! O que não podemos ignorar é a diferença abismal que existe entre “agrupamento” e “comunidade”.

Comunidade pressupõe partilha de interesses e cuidado protetor mútuo, enquanto agrupamento é uma simples agregação de pessoas com raros objetivos comuns, pontuados às vezes apenas pelo cinismo utilitarista. Esta ruptura social, podemos chamá-la assim, é própria de grandes centros urbanos, que mesmo sendo densamente povoado, tem como isolamento e solidão sua principal marca, característica inexorável de uma convivência forçada entre as pessoas.

Na mente de muitos impera o famoso aforismo “antes só do que mal acompanhado”. Mas no meu humilde ponto de vista, o pensador Paul Valery está com a razão, quando diz: “um homem sozinho está sempre em má companhia”.

Por estas e outras razões que, em meus devaneios traço o perfil da comunidade cristã que procuro.  Uma comunidade que atenda às minhas expectativas. Utópicas? Sim! Mas tenho a esperança como um princípio vital. Devemos sempre sonhar com o mais e o melhor. A esperança não é nem realidade nem quimera, ela é quem sustem nossa luta pelo desejado, ansiado e querido.

Por isso publiquei em redes sociais este cartaz:

Procura-se uma comunidade que não obstante, jamais se deixar influenciar pelo secularismo, atente com uma outra ótica para a geração pós-moderna, contextualizando-se. 


Que conceba os problemas existenciais que emergem como resultado de nossa humanidade, e não como déficit de uma espiritualidade tradicional forjada em seu próprio arcabouço doutrinário.


Uma comunidade que tenha uma consistência teológica em sua cosmovisão, com capacidade de observar a cultura criticamente, identificando nela os pontos de contato com o evangelho e os pontos que funcionam como antídoto ao evangelho.

Uma comunidade que não sucumba ante a religiosidade, que ensine que a performance pessoal, a moralidade acima da média e o intenso ativismo, decisivamente não deve ser confundida com a legítima espiritualidade cristã. 

Procura-se uma comunidade que tenha resistido ao mercado da fé, que não tenha transformado o evangelho em um “business” e seus pastores em executivos visionários, que fazem do púlpito um balcão de negócios.

Uma comunidade que esteja disposta a renunciar a rotulação de reformados, evangélicos, católicos, e outras terminologias, para se definir estritamente como discípulos de Cristo, tendo consciência da amplitude que tal definição acarreta.

Uma comunidade, que quando for atuar diretamente na esfera política-social, seja de fato um agente de transformação, e não um agente de manipulação das massas, para que seus líderes alcancem o poder com a mesma motivação corrupta daqueles que o detém na atualidade.

Uma comunidade cujos líderes, se abdiquem de um modelo de igreja cheia de eventos, encontros, congressos e atividades que servem apenas como meio de receita, para se abrir a uma predisposição de fazer menos com mais objetividade, e canalizar seus recursos na sua totalidade no bem estar do ser humano.

4 comentários:

  1. Doni, lembro bem do cartaz e concordo com vc que o aforismo "antes só que mal acompanhado" ele é furado, mas nem todas as pessoas são iguais e o problemas dos grupos religiosos é nivelar todo mundo. Somos todos filhos de Deus e servos e então devemos reagir igualmente aos eventos, as manifestações, compreender igualmente, não há lugar para identidade, vc não concorda? Isso faz mal para alguns e a pressão é grande se vc não se encaixa, especialmente por questões de pensamento. Aguardo uma comunidade utópica onde o questionamento não seja encarado como um sentimento de rebeldia mas como um sentimento de amor a verdade. Conhece alguma? rsrs...
    Abração querido. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço Mari!rsrs. Na verdade ela não deve existir. Mas está presente em meus sonhos, ainda que com expectativa zero de vê-lo realizado.

    Você foi perfeita! Não existem duas pessoas iguais no mundo. Mas nenhuma é totalmente diferente de todas as outras. Cada qual adota sua própria visão de mundo, mas mesmo com todas as divergências, pode sim, ser traçados objetivos comuns para o bem da comunidade como um todo.

    Valeu pela visita e comentário! Abraços, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Doni vejo que a riqueza de uma comunidade é a unidade na pluralidade! O segredo seria uma comunidade onde aja respeito pela diferença e ritmo de cada um?

    ResponderExcluir
  4. Utopia sim!!!!

    Mas sonhar é preciso, questionar e propor é imperioso. O cristianismo hoje é uma religião espiritualmentefalida, só ela ainda não sabe. O cristianismo hoje é uma outra coisa bem diferente do que um dia foi cristianismo. Aliás, fico pensando quando na história houve de fato, cristianismo? E aí, hereticamente falando, de onde foi que tiramos o cristianismo? da mensagem de Jesus creio que não foi.

    ResponderExcluir